Apresentação

No momento atual, dadas às perplexidades ideológicas, políticas, tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade, torna-se imperioso aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação impulsionados pelas evidentes transformações trazidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas da informática, das telecomunicações, da nanotecnologia e de outros campos do conhecimento que intensificam a saliência das questões levantadas por estas transformações.

 O XX SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), busca contribuir com esse debate, através do tema O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensãoque, resgatando sua missão histórica, identidade e relevância, assenta sua referência em um contexto contemporâneo, e deve procurar identificar tendências que possam delineá-lo no futuroAs atividades desenvolvidas na Universidade e apoiadas pela biblioteca universitária são a tônica da vigésima edição do SNBU.

A primeira edição do SNBU, em abril de 1978,  seleciona como núcleo temático:  “A preocupação com a biblioteca como suporte para o ensino e pesquisa no desenvolvimento nacional”, relido e reinterpretado ao longo dos últimos quarenta anos. Ora retoma-se a reflexão da identidade das bibliotecas nas instituições de ensino superior, referenciada no contexto histórico que rege a atualidade social.

A Universidade, uma instituição com trajetória histórica, conhecida e reconhecida, exige da sua comunidade atitudes de extremado cuidado na produção de suas experiências, na medida em que é o local mais reconhecidamente produtor e divulgador de saberes. Dentre suas atividades existem aquelas encarregadas de preservar a memória e difusão do conhecimento produzido, o que requer pesquisa, ensino, extensão, criação e inovação continuada de fontes e formas de fazê-lo. A Universidade é isso, mas não só; ou, pelo menos, não deveria ser. Nela, existe a dimensão do pensar contraditório, da sensibilização sobre o próprio poder de criar e de inovar, a partir da reflexão ética para com o coletivoNo caso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é demais lembrar que o embrião que a originou remonta ao século XIX, proveniente da Carta Régia de 18 de fevereiro de 1808, que cria a Escola de Cirurgia, no Hospital Real desta Cidade (Salvador). E, do decorrer do longo caminho, de mais de dois séculos de produção de conhecimento acadêmico, científico, técnico, social e humano, muito se pode investigar no que diz respeito à contribuição da UFBA para o Brasil e para o mundo.

Ao ocupar um lugar de importância e evidência na sociedade contemporânea, a biblioteca universitária apresenta uma identidade, que confirma e valoriza sua imagem como um espaço de ensino, pesquisa, extensão, criação e inovação. Destacam-se aqui, seu protagonismo e atuação, por estar sempre atenta às inovações e progressos tecnológicos ocorridos, e pela defesa desse espaço.

É nessa linha de raciocínio que esse projeto encontra sua mais bem alicerçada justificativa, entendendo-se que tais acervos, ao estarem  todos em condições adequadas à pesquisa, poderão promover avanços históricos extremamente contributivos, ao tempo em que desvelam conteúdo amplo e diversificado sobre o desenvolvimento das ciências, das técnicas e do humanismo,  marcas da presença da UFBA no cenário contemporâneo. São esperados no XX SNBU profissionais da área de Biblioteconomia, Ciência da Informação, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de áreas interdisciplinares e de outras áreas com interesse nas temáticas a serem desenvolvidas. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site elaborado para o evento.

Durante cinco dias acontecerão conferências, mesas redondas, comunicações e colóquios científicos direcionados aos temas nucleares do seminário, os quais, ao seu tempo, se dedicarão a aspectos e nuanças específicas com seu desdobramento em subtemas, destacando o papel e a participação direta das bibliotecas universitárias e a educação informacional, para contribuir com a formação acadêmica.

O XX SNBU acontecerá de 15 a 20 de abril, de 2018, no Othon Palace Hotel, em Salvador – BA.  O evento, que é reconhecido e classificado pelo Qualis / Capes, nessa edição, comemorando quarenta anos, é organizado pela Universidade Federal da Bahia, com participação e apoio das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior,  localizadas na Bahia, com a colaboração da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários (FEBAB) / Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) e do Sistema do Conselho Federal de Biblioteconomia / Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CFB/CRB), que terá participação efetiva na Comissão Organizadora e na Comissão Técnico-Científica do Evento.

 

Salvador,  2017/2018
Lídia Brandão Toutain
Presidente do XX SNBU